Mobilização global pela generosidade e cultura de doação acontece na terça-feira, dia 29, e ganha escala no Brasil com iniciativas como a da doebem, que irá dobrar o valor doado durante a campanha
O Cristo Redentor será iluminado de laranja na noite desta terça-feira, 29/11, para marcar o Dia de Doar 2022, data que é celebrada em todo o mundo para estimular a cultura de doação, promovendo a generosidade e a solidariedade entre as pessoas.
No Brasil, a doebem soma-se a centenas de iniciativas comunitárias voluntárias com o propósito de conscientizar as pessoas para o ato de doar como forma de ajudar a quem mais precisa.
Aqui na doebem, valorizamos a aplicação de cada real doado a partir das evidências dos benefícios obtidos, por meio de avaliações criteriosas dos resultados e impactos alcançados, além da transparência e da gestão das entidades.
Para celebrar a data, e reforçar o compromisso da doebem com o propósito da doação eficaz, lançamos um matchfunding. Isto significa que cada real doado através da doebem para as ONGs brasileiras recomendadas em nossa plataforma, será duplicado pelos membros do nosso Conselho, até o limite de R$ 15.000,00. Podemos chegar, assim, a R$ 30.000,00 em doações, mas não apenas. Nada impede que essa meta seja superada.
Além disso, o foco em realizar doações comprometidas com um resultado consistente para as pessoas beneficiadas é permanente em nossa missão. Acreditamos que é possível alocar recursos de forma eficiente para promover o maior impacto possível. Para tanto, adotamos critérios específicos para avaliar os projetos e organizações que promovem mudanças eficientemente, ou seja, fazendo mais com o mesmo montante de recursos, melhorando de forma significativa a vida das pessoas beneficiadas.
O valor arrecadado será compartilhado igualmente entre as ONGs brasileiras avaliadas e indicadas em nosso website: a Renovatio, o Instituto Dara e o Caviver. Em comum, elas têm foco na promoção da saúde e no desenvolvimento humano, com tratamentos especializados, atendimentos integrados e acompanhamento dos impactos gerados na inserção social dos beneficiados. As três organizações também atuam diretamente com o apoio ao desenvolvimento de crianças brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Impactos que a sua doação pode trazer
No Instituto Dara, o valor médio do custo de atuação da organização por família (cerca de 04 pessoas) é de R$850,00 (oitocentos e cinquenta reais) ao ano. Na Renovatio, a doação de um óculos comum custa R$59,00 (cinquenta e nove reais), enquanto para casos de astigmatismo o valor fica em R$148,00 (cento e quarenta e oito reais). No Caviver, uma consulta médica custa R$120,00 (cento e vinte reais). Qualquer doação importa para que as organizações possam continuar ajudando a quem mais precisa.
Fatos e dados que fazem a diferença
O Dia de Doar é um movimento global de doação, chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). Sua motivação é promover a generosidade, e aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, há dez anos. Desde então, é realizado sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), como uma resposta solidária às promoções comerciais da Black Friday e Cyber Monday. A cada ano, mobiliza milhares de pessoas ao redor do mundo. Você pode conhecer mais a respeito aqui: https://www.givingtuesday.org/.
Seu impacto, porém, é local. No Brasil, são milhares de iniciativas comunitárias voluntárias, mobilizadas por campanhas em todo o país. A primeira edição aconteceu em 2013. Já no ano seguinte, o Brasil passou a integrar oficialmente o movimento global. O Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e é liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Confira aqui: https://diadedoar.org.br/
Alguns números mostram o poder de mobilização da campanha do Dia de Doar em 2021:
- Foram mais de R$ 2,3 milhões em doações on-line.
- Mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas pelas mensagens da campanha nas redes sociais.
- Houve um aumento de 160% no número de campanhas comunitárias ativas, de norte a sul no país.
- Dezenas de empresas também se engajaram no movimento. O iFood possibilitou que os clientes realizassem doações ao finalizar os pedidos pelo aplicativo para as ONGs parceiras da empresa.
- Outras empresas também aderiram ao Dia de Doar, tais como: Gol, Privalia, Quitanda, Burger King Brasil, Petz, NK Store, Pão de Açúcar e Minuto, MDC Energia, Shoulder, Track&Field, Carello e Tricard.
Para assistir o vídeo da campanha do Dia de Doar, clique em https://www.youtube.com/watch?v=8Lkhydx1F00.
Já em linha com o Altruísmo Eficaz (AE), há ainda o Effective Giving Day, (Dia de Doações Efetivas), celebrado mundialmente no dia 28/11 - ontem! Esta celebração tem o objetivo de unir pessoas que se importem com os diversos problemas enfrentados no mundo, para ajudá-las a descobrir as causas que precisam de maior suporte, aprender como auxiliá-las e gerar impacto em massa. O evento é organizado por diversas instituições relacionadas ao AE através do mundo, e traz ações para discussão e engajamento da comunidade do Altruísmo Eficaz. Você pode conhecer mais a respeito aqui: https://effectivegivingday.org/
Participe da Campanha do Dia de Doar da doebem - matchfunding
Para saber mais sobre o matchfunding da doebem para o Dia de Doar e juntar-se a nós nesse ato de generosidade e cidadania, acesse o link da nossa Campanha oficial aqui: https://campaign.doare.org/campanha/238935/dia-de-doar/doe-bem
Também estamos recebendo doações pela plataforma existente no nosso website (www.doebem.org.br) e via pix (contato@doebem.org.br).
Autor: Guilherme Pena
Voluntário da doebem