Doar

Postado em 16/10/2023

Muito prazer, somos a doebem!

Por Bruno Sterenberg

Tempo de leitura: 5 min

Muito prazer, somos a doebem!
Somos uma organização de pesquisa de priorização de causas, avaliação de organizações eficazes e multiplicação de impacto. Isso significa que o nosso papel é mapear e reportar dados sobre causas, efetividade de organizações do terceiro setor e te convidar a doar com o objetivo de causar o maior impacto possível.
Em outras palavras, somos uma 'meta-organização': não implementamos projetos ou programas diretamente, mas apoiamos as melhores e mais eficazes organizações que o fazem, por meio da arrecadação e direcionamento de recursos.
Fundados em 2017, fomos 100% geridos por voluntários até 2022. Nesse período, foram 20 organizações avaliadas, 6 recomendadas, mais de R$300 mil direcionados para organizações efetivas e um multiplicador de impacto de 5-20x*.
Esses resultados, fruto da nossa filosofia de trabalho baseada em dados e evidências, representam a validação do nosso modelo e a importância da doebem para todo o ecossistema de impacto, de doadores a organizações!
⁣- “Que incrível! E quais organizações vocês apoiam?
Na nossa primeira avaliação em 2016/2017, selecionamos 3 organizações brasileiras
  • Instituto Dara: abordagem integrada de combate à pobreza;
  • Renovatio: produção e distribuição de baixo custo de óculos de grau; e
  • Caviver: atendimento clínico para diagnóstico e tratamento da cegueira infantil
E também 3 organizações internacionais:
  • Give Directly: transferências de dinheiro para melhora socioeconômica de famílias;
  • Against Malaria Foundation: distribuição de redes contra a malária; e
  • Schistosomiasis Control Initiative: distribuição de remédios no combate a parasitas
Todas as organizações que recomendamos são referências nas suas respectivas áreas e foram rigorosamente avaliadas nos critérios de gestão, transparência e impacto. Isso tudo para garantir que você simplesmente não tenha como errar: é escolher o destino da sua doação e correr pro impacto.
Recentemente, foi lançada a Pesquisa Doação Brasil 2022 pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento Social) que identificou que fatores relacionados à confiança no trabalho das organizações estão dentre os mais relevantes para encorajar a doação. 
O que faria um não-doador passar a doar
Gráfico
Esses dados vêm para confirmar o que já sabíamos: existe no Brasil uma necessidade evidente de mapear e identificar as mais urgentes causas e de identificar as melhores organizações, possibilitando direcionar recursos de forma eficaz.
Depois de 6 anos de trabalho voluntário mobilizando recursos para as melhores organizações do Brasil e do mundo, era chegada a hora de profissionalizar.
Contratamos um Diretor de Pesquisa e uma Pesquisadora focados em redesenhar nossas metodologias de pesquisa e avaliação, e um Gerente Institucional para aprimorar nossa captação e comunicação com doadores.
Hoje, estamos reformulando  o nosso site e fazendo um estudo inédito de priorização de causas no Brasil. Em pouco tempo, vamos publicar o nosso relatório compartilhando nossas descobertas e insights sobre as causas mais urgentes do nosso país.
Ah! E não podemos deixar de falar do doesuafesta, nossa plataforma para eventos solidários. Lá você pode criar um evento e convidar família e amigos a doarem para as melhores organizações do Brasil e do mundo.
Com isso, te convidamos a doar para as organizações incríveis que recomendamos! É só clicar aqui e escolher dentre as organizações avaliadas para que a sua doação cause um impacto certeiro e mude a vida de muita gente.
Elisa Mansur, co-fundadora e conselheira
Alexandre Teixeira, conselheiro
Lucas Giannini, conselheiro
Para não ficar de fora das próximas publicações, inscreva-se aqui no nosso newsletter e continue nos acompanhando no blog e mídias para mais novidades!


 ¹ 2017-2021: 5,5x - 2021: 21,1x.
² Avaliadas por organizações referência ao nosso trabalho, como a GiveWell.

Pesquisa. Avaliação. Impacto.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Siga-nos:

Fale com a gente!

Enviar