O Caviver nasceu de um trabalho que é desenvolvido em Fortaleza há mais de 15 anos pela Dra. Islane Verçosa no combate à cegueira infantil e que em 2016 se concretizou na construção de uma sede própria, oferecendo assim melhores condições de trabalho e maior capacidade operacional.
A missão e todo o trabalho realizado ao longo desses anos é de diagnosticar as causas da cegueira infantil, tratá-las e reabilitar visualmente os beneficiários através de atendimento clínico ou cirúrgico especializado.
Apesar de existirem poucos estudos científicos do impacto da cirurgia de catarata sobre os vários aspectos na vida da criança pós-cirurgia, os estudos disponíveis mostram que há uma melhora significativa na qualidade de vida da criança após a realização da cirurgia. Além do Caviver arcar com a cirurgia, há o acompanhamento no pós-cirúrgico, garantindo assim uma maior taxa de sucesso e reabilitação visual.
A Dra. Islane Verçosa, fundadora e presidente da organização, possui vasta experiência no tratamento de doenças da visão. É diretora de uma clínica especializada em oftalmologia e coordenadora do projeto de prevenção à cegueira infantil no Estado do Ceará, desde 2003. O Caviver dispõe de sistema de prontuário eletrônico, o que possibilita um melhor acompanhamento no desenvolvimento dos beneficiários. Em 2016, a organização foi assessorada pela Dialogus Consultoria, para a construção do seu planejamento estratégico.
A organização se mostrou aberta a análises externas. Por ser parceira da Christian Blind Mission (CBM), a organização é auditada pela P e L Auditores Independentes, auditoria externa indicada pela CBM, ao menos 3 vezes ao ano. Além disso, o Caviver se mostrou solícito ao compartilhar relatórios financeiros e os relatórios da auditoria.
Confira aqui nossa análise completa.