A doebem é uma organização sem fins lucrativos, constituída como Associação Civil para Fins Não Econômicos em janeiro de 2017. Você pode ler nosso Estatuto, na íntegra, aqui.
A missão da doebem é promover a cultura de doação eficaz pela avaliação e divulgação de organizações de alto impacto.
Detalhadamente, objetivamos:
Algumas confusões são comuns quando tentamos explicar a proposta de avaliação de impacto pela doebem.
Vamos começar definindo o que não é impacto.
Impacto não se trata apenas de:
Isso tudo é o básico que toda organização deveria ter! Deste modo, todas organizações recomendadas pela doebem passaram por uma avaliação de suas práticas de gestão.
Contudo, o diferencial é o estudo do impacto das intervenções, conforme custos e retornos.
Deste modo, buscamos garantir que cada real doado tenha o maior impacto possível em melhorar ou mesmo salvar vidas.
E é por isso que, por exemplo, uma doação feita para a Against Malaria Foundation é capaz de salvar uma vida (geralmente de uma criança) por menos de 10 mil reais (Veja mais aqui).
Não.
Contudo, temos a autorização da GiveWell para divulgar seu trabalho no Brasil, sua metodologia e as organizações que ela recomenda.
As doações recebidas via doebem para organizações internacionais são repassadas para a GiveWell. Ao doar para uma dessas organizações, seus dados serão compartilhados com a GiveWell, dado que isso permite que a GiveWell também mensure seu impacto.
Estudamos os modelos de análise das organizações desenvolvidos pela GiveWell e pela Giving What We Can (que são organizações do movimento do altruísmo eficaz) e elaboramos um conjunto de critérios que fizesse sentido no contexto brasileiro. De modo resumido, nosso processo se divide nas seguintes etapas:
Nas páginas das organizações brasileiras você pode ler detalhadamente as avaliações conduzidas.
Quanto às organizações internacionais, nos limitamos a recomendar algumas daquelas de maior impacto (As "Top Charities") conforme análise pela GiveWell.
"A critério da doebem" significa que iremos fazer a escolha da organização para qual a doação será destinada com base em nossos critérios e conversas com as organizações, tentando identificar qual delas está com necessidades mais preementes.
Temos como política a avaliação imparcial. Caso algum membro da equipe tenha qualquer relacionamento prévio com a organização - por exemplo, o voluntariado - a organização não será considerada para avaliação pela doebem.
Contamos com doações diretas de apoiadores que acreditam em nosso trabalho. Caso tenha gostado da proposta da doebem e queira colaborar conosco, você pode acrescentar mais 10% para a manutenção da doebem no momento da sua doação ou depositar diretamente em nossa conta bancária.
A doebem foi criada por Guilherme Samora e Elisa Mansur. A ideia nasceu no meio de 2016 quando seus fundadores se conheceram em um curso na Califórnia. Eles tinham pelo menos duas coisas em comum: a vontade de promover impacto positivo no Brasil e a noção de que isso deveria ser feito de forma diferente.
Inspirados no movimento Altruísmo Eficaz, decidiram trazer para o seu país o conceito de que decisões de como ajudar devem ser embasadas em evidências claras de impacto e estudos científicos.
No momento, não é possível o cadastramento da própria organização em nossa plataforma.
Nosso processo começa a partir da análise dos problemas que consideramos de maior impacto e custo-efetividade na resolução. A partir disso, buscamos as organizações que já atuem no país nestes problemas e então realizamos a avaliação da organização.