Em 2014, a Renovatio traz para o Brasil a tecnologia de produção de óculos de grau resistentes e de baixo custo desenvolvida por Martin Aufmuth da organização alemã OneDollarGlasses. Ela atua não apenas na produção desses óculos, como também na sua distribuição no Brasil com o objetivo de reduzir a evasão escolar. Mais tarde, com o aprendizado dessas atividades, a Renovatio expandiu a sua atuação para melhorar o acesso à saúde visual, por meio da realização de mutirões com ônibus oftalmológicos equipados com dois consultórios completos.
Em São Paulo, Recife e em comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas
No que diz respeito à distribuição de óculos de grau de baixo custo, há evidências de alta qualidade por meio de estudos realizados (RCT), confirmando que tal intervenção resulta no aumento da frequência escolar e na melhoria da performance acadêmica, pelo menos de curto prazo. Dois riscos de tal intervenção são a quebra ou perda dos óculos e a mudança de grau / deficiência ocular dos beneficiários, o que pode aumentar o custo da intervenção no médio e longo prazo e, assim, torná-la menos eficaz. A organização, até Junho/2017, já havia distribuído cerca de 12.000 óculos no Brasil.
A organização possui foco claro de atuação na saúde visual: fabricação e distribuição de óculos de grau de baixo custo e o atendimento oftalmológico por meio de de mutirões. Presidida por Ralf Toenjes desde 2014, a organização traz para o Brasil, como única detentora no país, a tecnologia desenvolvida pela empresa alemã OneDollarGlasses.
A organização se mostrou aberta para compartilhar as informações financeiras (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado) e as atividades realizadas até hoje, incluindo número de triagens, consultas e óculos distribuídos por localidade e data. Em relação a pontos de melhoria, a doebem sugere o compartilhamento dessas informações no site oficial da Renovatio, assim como a contratação de uma Auditoria independente para os relatórios financeiros.
Confira aqui nossa análise completa.