Quando você quer beber água, basta abrir a torneira. Mas e se você não tivesse água encanada? E se não pudesse beber água sem o risco de adoecer?
A SCI leva medicamentos que combatem parasitas para os locais que não possuem saneamento básico. E isso, por mais surpreendente que possa parecer, é uma das medidas comprovadamente mais efetivas para melhorar a educação nos países mais pobres.
Verminoses têm uma série de consequências como, por exemplo, a menor absorção de nutrientes. O efeito disso é particularmente ruim para as crianças, ocasionando até mesmo um menor desenvolvimento físico e cognitivo e menor capacidade de prestar atenção às aulas. Ademais, a criança também acaba faltando mais às aulas por estar doente. Consequentemente isso leva a queda da produtividade e rendimentos quando na vida adulta, dificultando quebrar o ciclo de pobreza.
Diversos estudos concluíram que pessoas que receberam o tratamento de combate a parasitas quando crianças recebem salários maiores quando adultas. Isso é impressionante dado que dificilmente medidas na área social conseguem ter impacto mensurável por pesquisas realizadas décadas depois da intervenção original (saiba mais).
Pensamos que doenças como esquistossomose e helmintíase fazem parte do passado, porém infelizmente tais doenças estão longe de fazer parte apenas dos livros de história ou biologia, afetando, enquanto você lê isso, a saúde de milhões de pessoas no mundo todo e impedindo o desenvolvimento educacional de milhões de crianças.
A SCI trabalha com governos da África subsaariana para criar e escalar programas de “desparasitação”, ou seja, para o tratamento de esquistossomose e helmintíase transmitida pelo solo (HTS). O papel primário da SCI tem sido o de identificar países recebedores, prover recursos para programas implementados por governos, prover assessoria, e conduzir avaliações no processo e nos resultados dos programas.
O remédio é administrado em massa, em hospitais e colégios, geralmente em forma de pílulas e o foco da desparasitação está nas crianças.
A GiveWell, a partir de suas análises, acredita existirem fortes evidências de que a administração de remédios de desparasitação reduz parasitas e existe uma evidência da relação causal entre a redução dos parasitas e melhores resultados na vida escolar e adulta, tal como maiores rendimentos. Trata-se, assim, de um programa prioritário dado os fortes potenciais benefícios a um baixo custo.
Custa menos de 3 reais para a SCI tratar uma criança (0,44 dólares por criança tratada). Estudo de 2020 demonstrou que o tratamento dado às crianças ainda lhes trouxe benefícios econômicos 20 anos depois. Dificilmente qualquer intervenção social é capaz de produzir esse tipo de impacto positivo tantos anos depois, de modo mensurável.
https://schistosomiasiscontrolinitiative.org
http://www.imperial.ac.uk/schistosomiasis-control-initiative
Ao doar para essa organização, seus dados serão compartilhados com a GiveWell. Isso permite que a GiveWell mensure seu impacto.